terça-feira, 13 de novembro de 2012

Câmeras de Gás

   Câmeras de Gás
As câmeras de gás, no período da segunda guerra mundial eram usadas para extermínio de judeus. Nas câmeras totalmente vedadas, um poderoso e mortal gás chamado Zyklon Bera injetados em grande quantidade em seu interior. O Zyklon B era o nome comercial, mas na verdade tratava-se de acido cianídrico (HCN) um gás muito utilizado até hoje em câmeras de gás norte-americanas. O acido cianídrico é uma pastilha formada por cristais que uma vez exposto ao ar se torna em poucas horas um gás mortífero e altamente letal ao ser inalado, o acido ao ser inalado entra na corrente sanguínea ate chegar às células bloqueando a formação de energia ocorrendo à morte por asfixia.
   O gás inicialmente era utilizado para matar pesticidas (piolho, pulgas, carrapatos, transmissores do Tifo, doença epidêmica na época da segunda guerra), as casas com parasitas era totalmente fechadas e era jogados cristais de acido cianídrico em seu interior em algumas horas estavam todos mortos. Apos a descoberta que o gás também era toxico para humanos foi usado para exterminação de judeus. Desse modo eram jogados dentro de grandes salas de concretos lacradas e cristais do acido jogados em seu  interior, entretanto, o “processo de morte” não era rápido como em nas câmeras de gás.
   Homens e mulheres, velhos e crianças era levados no intuito de tomarem banho, ao chegarem às câmeras eram ordenados a tirarem suas roupas e ganhavam cabides enumerados pra que depois do banho pudesse vê-las, eram obrigados a levantar os braços para que coubesse mais gente, tinham seus cabelos cortados por prisioneiros mais antigos e logo que as portas eram fechadas e as luzes apagadas o gás começara ser solto. A decisão de usar câmera de gás foi tomada na Conferencia de Wansee, em 1942, primeiramente era usado monóxido de carbono (CO) de motores de tanque. A última utilização das câmeras de gás ocorreu em 1944, em Auschwitz-Birkenau, o mais tenebroso campo de extermínio.

Referencias

http://avidanofront.blogspot.com.br/2009/12/camaras-de-gas-nos-campos-de-exterminio.html
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005220
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funcionavam-as-camaras-de-gas-na-2-guerra-mundial