terça-feira, 20 de novembro de 2012


Bomba Atômica
A bomba atômica é uma arma de energia nuclear de grande poder de destruição. Usada na segunda guerra por necessidade de desenvolver armas para combate.   Com essa necessidade, europeus expulsos pelos nazifascistas, foram para o EUA, estudar átomos segundo as teorias de Albert Einstein. Em 1942, realizaram primeira experiência atômica e obtiveram êxito. O presidente americano Harry Truman, querendo forçar o Japão a sair da guerra, ordenou que fossem lançadas duas bombas em território japonês. Em Agosto do mesmo ano, foi lançada duas bombas, uma em Hiroshima (matando 200 mil pessoas) e três dias depois em Nagasáqui (matando 150 mil pessoas).
As reações nucleares produzem ou absorvem energia e a liberação extremamente rápida de energia caracteriza os explosivos. A bomba atômica funciona pela divisão do núcleo em dois pedaços com a emissão de três nêutrons. O núcleo é formado de Uranio 235 ou pelo Plutônio 239, capaz de absorver um nêutron e ficar desestabilizado, nas bombas atômicas é capaz do Urânio e do Plutônio receberem sucessivas absorções ate ficarem esgotados.  Na produção da bomba atômica é liberada grande quantidade de energia, dez quilos de Urânio ou Plutônio equivalem a 50.000 e 100.000 quilogramas de dinamite. Porém, o Uranio deve estar enriquecido.
As explosões têm forma de cogumelos, porque quando a bomba atômica explode surge varias formas de energia (Luz, calor, raio gama, partículas alfa e beta), Com a explosão a temperatura é elevadas que impede a perda de calor da explosão. Pouco tempo, a pressão diminui e o calor invade o ar frio presentes na região em que houve a explosão.
Depois da explosão, o calor e a radiação se expandem isso ocorre por que gases extremamente quentes são produzidos pela erosão com formato de guarda chuva. Nos cogumelos contem toneladas de detritos (poeiras) do local da explosão. Outro processo logo após o lançamento é a chuva negra que traz de volta a terra à poeira e as cinzas que permaneceram no ar, após caírem uma fina e venenosa poeira fica suspensa, podendo durar horas ou ate anos.

Referencias
http://www.brasilescola.com/quimica/bomba-atomica.htm
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/nuclear/bomba.html