sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Texto Final


A Segunda Guerra Mundial foi um conflito grandioso, de enormes proporções, que aconteceu de 1939 a 1945. Deu-se a partir de interesses expansionistas principalmente de três nações: Alemanha, Itália e Japão (países formadores do Eixo).  Alemanha e Itália passavam por crises em seus países (com um alto número de desemprego), até que Adolf Hitler (líder nazista), e Benito Mussolini (líder fascista), resolvem estes problemas com a criação das indústrias de armamentos (fato que desobedecia as definições do Tratado de Versalhes, ao final da 1ª Guerra Mundial). A estes dois, soma-se o Japão, com interesse de expandir seus territórios. Por outro lado, têm-se os Aliados, formado principalmente por EUA, União Soviética e Reino Unido. Os EUA entraram na guerra a partir de um ataque japonês a base de Pearl Harbor, que gerou muitos danos ao patrimônio americano.
A primeira fase da guerra foi marcada pelas vitórias do Eixo, enquanto que a segunda, marcou a “virada” dos Aliados (e na sequência, sua vitória). Ao final do conflito, a Alemanha teve que pagar uma multa de 20 bilhões de dólares, teve seu território dividido, e houve condenação de muitos líderes nazistas. Já o Japão, teve de devolver seus territórios.  É considerado o maior conflito mundial, onde os atos praticados tiveram muitas consequências. Boas e ruins, a envolvidos e inocentes. Isso, pois houve o desenvolvimento de novas tecnologias, e, mesmo os fatos ruins, como a bomba atômica, os experimentos e as mutações desenvolvidos na guerra, podem ter seu lado bom. Porém, como consequência disso tudo, existem as mortes.
Sobre o desenvolvimento de novas tecnologias, pode-se citar o fato de que, se não tivessem surgido determinadas novas invenções na Segunda Guerra Mundial, talvez não se tivesse atualmente, muitos instrumentos que auxiliam na evolução da humanidade. Podem-se citar como exemplo as viagens de avião intercontinentais, os radares, computadores, entre outros.
As bombas atômicas, desenvolvidas a partir do projeto Manhattan, mataram milhares de pessoas no Japão, mais precisamente em Hiroshima e Nagasaki, sendo que muitas dessas pessoas eram inocentes. A construção dessa bomba foi possível devido à descoberta de Albert Einstein, que não participou do projeto Manhattan, porém, a base para ele foi à fórmula E= MC². Apesar de ter matado muitas pessoas, a energia nuclear utilizada na bomba, é a mesma que possui algumas aplicações na medicina, e é um meio de produzir grande quantidade de energia elétrica.
Além disso, há ainda a questão das mutações e da radiação. Quanto às mutações, apesar de ter sido algo muito ruim com relação às pessoas que acabam ficando mal adaptadas ao seu ambiente com elas, por outro lado foi algo bom, pois a diversidade genética aumentou. Já quanto à radiação, mesmo que as pessoas que ficaram expostas a ela estiveram sujeitas a doenças graves (como o câncer, por exemplo), ela pode ser utilizada para fins medicinais (os raio-x, por exemplo), contanto que se tenha um cuidado especial em seu uso (como a utilização de coletes de chumbo no momento dos raios-x, para evitar a influência da radiação).
Portanto, com todas as informações reunidas até aqui, pode-se concluir que a Segunda Guerra Mundial, foi o maior conflito da história do mundo, que foi de 1939 a 1945, que matou milhares de pessoas e teve início através de interesses expansionistas de países como Alemanha, Itália e Japão. Apesar de ter matado muitas pessoas, pode-se concluir também que os avanços tecnológicos que surgiram na guerra, foram/são muito importantes para determinados segmentos existentes na época em que se vive, considerando sua utilização na medicina, como fontes de energia, e em muitos outros segmentos que contribuem para o desenvolvimento tecnológico do mundo. É ideal e necessário, que o homem reflita da forma correta, para que todos esses elementos que vieram a ser descobertos na Segunda Guerra Mundial, tenham uma melhor utilização daqui  para frente, para que siga auxiliando a vida de todos.

Pós Guerra...



Prejuízos enormes, considerável parcela de destruição e muitas mortes. Este foi o saldo da 2ª Guerra Mundial. Em números, pode-se dizer que o gasto total aproximou-se de 413 bilhões de libras e cerca de 45 milhões de mortos (sendo grande parcela inocente). A situação era ruim na Europa, porém, alguém teve ganhos com isso. Os Estados Unidos, tiveram ampliação de seu parque industrial durante a guerra.
Houveram conversas promovidas pelos aliados, que visavam discutir sobre a situação política e econômica mundial, resolvendo tais questões a partir de acordos diplomáticos. A Carta do Atlântico foi uma delas, onde Inglaterra e EUA concordaram com o documento onde abriam mão de ganhos territoriais e defendiam a soberania das nações envolvidas.
Entre 1943 e 1945, algumas conferências para o desfecho de acordos tiveram bastante destaque, como por exemplo, a de Teerã, Ialta e Potsdam (sendo esta última, a mais importante das três). A de Teerã, em 1943, tratava de uma possível divisão da Alemanha após o término da guerra, além da determinação da fronteira polonesa, e acordos de paz, com a colaboração de todas as nações (sendo que esta conferência contava com Josef Stalin, representando a União Soviética, Franklin Roosevelt, dos EUA e Winston Churchill, do Reino Unido). A de Ialta foi realizada em 1945, com a presença dos mesmos líderes anteriormente citados (dos EUA, Reino Unido e União Soviética), e tinha o objetivo de determinar o final da guerra, e a divisão das zonas de influência entre leste e oeste. A partir dela, novos regimes foram instalados, e Alemanha e Áustria, perderam sua autonomia política. Já a conferência de Potsdam, ocorrida em 1945, contou com a presença dos vitoriosos aliados. Nela, os soviéticos defendiam que deveriam total autonomia no processo da reorganização política dos territórios ocupados na Europa Central. Por sua vez, os líderes soviéticos se posicionaram de forma contrária a intervenção dos soviéticos na região mediterrânea e na África. Os territórios antes alemães foram colocados em zonas de ocupação francesa, britânica, americana e soviética.
A Alemanha foi punida com uma multa gigantesca, no valor de 20 bilhões de dólares. Desse valor, metade seria enviada a União Soviética. Além disso, os alemães tiveram anulação de sua indústria bélica, e 21 líderes nazistas (entre 1945 e 1946), foram condenados pelo Tribunal de Nuremberg.
A União Soviética ficou com a parte oriental da Europa, enquanto que os Estados Unidos influenciaram uma parcela Ocidental da Europa. Com relação aos japoneses, eles foram submetidos ao Tratado de São Francisco, onde era determinada a devolução dos territórios conquistados na guerra.
Estados Unidos e União Soviética saíram da Segunda Guerra Mundial, se tornando grandes potências. A partir disso, há o início no mundo, de uma espécie de ‘era nuclear’. Também, há a formação de organizações internacionais como a ONU, Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Terminada essa situação da Segunda Guerra Mundial, dão-se os primeiros passos ao que foi chamado de ‘Guerra Fria’.


Genética

Um medico nazista pode ter feitos experiências  genéticas aqui no Brasil em uma cidade chamada Cândido Godói que fica no sul do pais próximo a argentina  Josef Mengele  é “culpado” pelo auto índice de gravidez de gêmeos a maioria loiros no ano de 1963.
A taxa de nascimento de gêmeos univitelinos seria um casal a cada cinco mulheres grávidas, um índice muito alto pois o seu normal seria um casal de gêmeos em cada 85 partos. Mengele que durante a segunda guerra mundial ficou conhecido por realizar experimentos  genéticos muitos deles  em gêmeos , adultos e com alguns prisioneiros do campo de concentração de  Auschwitz, de forma inumana, e que também coordenou experiências sorológicas em ciganos, tal como fez Werner Fischer, em Sachsenhausen, para determinar como as diferentes "raças" resistiam às diversas doenças contagiosas. As pesquisas desenvolvidas por August Hirt, na Universidade de Strasbourg, tentaram confirmar a pretensa inferioridade racial judaica.
 Com isso viveu escondido na America do Sul até 1979 onde morreu afogado em uma praia em São Paulo.
Segundo Camarasa a passagem de Mengele ganhou confiança dos moradores  ao se apresentar como veterinário cuidando dos animais da cooperativa dos produtores, antes de tratar os morados também como médico.


 

Radiação


  As radiações são partículas ou ondas eletromagnéticas, que em certa velocidade se propagam. Nelas são encontradas energia, carga magnética e elétrica. Elas são geradas por dispositivos criados pelo homem, ou por fontes naturais. Sua energia é variável, que se variam em pequenos valores, a grandes valores.
  Algumas das radiações eletromagnéticas mais conhecidas e mais usadas no dia a dia são: o microondas, ondas de rádio, radar, raio X, laser e radiações gama. As radiações mais comuns em forma de partículas, com carga magnética, carga elétrica e com massa, são os feixes de prótons, radiação alfa, radiação beta.
                                           Tipos de radiação
  As radiações são divididas em Não Ionizante ou Ionizante, tudo depende da quantidade de energia.
Radiações Não Ionizantes: com baixa energia, é uma fonte de radiação que esta sempre em nossa volta. Alguns exemplos de ondas de radiações Não Ionizantes comuns, são as ondas eletromagnéticas, como a luz, calor e ondas de rádio.
  Radiações Ionizantes: com extremo nível de energia, surgem do núcleo de átomos, podendo alterar o seu estado físico, causando a perda de elétrons, tornando os eletricamente carregados. Esse átomo pode se tornar ionizado se colidido com um de seus elétrons, e se isso ocorrer com muita violência, e o elétron ser arrancado do átomo, ele deixara de ser neutro, esse torna um íon positivo. As radiações Ionizantes são Alfa(α) Beta (β), Gama (γ).
  Essa radiação exposta em altos níveis, ao organismo ataca as células, podendo alterar a estrutura da mesma, causando assim mudanças genéticas. Essas mudanças se não ocorridas de imediato são transmitidas hereditariamente, desenvolvendo no futuro doenças como o câncer. 
  A radiação citada acima foi utilizada como instrumento para formar uma bomba lançada na Segunda Guerra Mundial em 1945, contra as cidades de Hiroshima e Nagasáki. Exterminando cerca de um quarto da população das duas cidades. Nos anos seguintes, uma pesquisa apontou que o solo ainda permanecia radioativo, e que cerca de 50 mil sobreviventes, deles 176 morreram de leucemia.

Referencias bibliográficas:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html
http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/radiacao-e-pior-arma-nao-podemos-ve-la-diz-sobrevivente-de-hiroshima.html

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

 Energia Nuclear
A produção de energia consiste na divisão de um átomo, usando materiais radioativos como o Urânio, por exemplo.  A energia nuclear resulta-se da fissão do Urânio, Tório; Podendo também ser geradas através da fusão do hidrogênio.
A energia Liberada do núcleo dos átomos é levada para condições instáveis, esse processo pode conduzir a criação de energia termina mecânica, e de radiação, fazendo parte desta a única energia primaria que tem essa divisão.
Como fonte térmica de energia primaria, o núcleo foi estudado para aplicarem-se em navios militares e comerciais, produtores de vapor industrial, aquecimento ambiental e separar a agua do sal dos mares. Apesar do tumulto que gera, cerca de 20 % da população mundial, são fornecidas eletricamente, por meio destas vias.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi quando a energia nuclear mostrou seu potencial para causar danos. Embora essas fontes tragam muitos benefícios como na medicina, indústria, agropecuária. Os acidentes nucleares dizem a respeito a relatos da História com o fim do lixo atômico.  Esses resíduos ficam em recipientes metálicos protegidos por concretos, que ocorre a queima do Urânio, que são posteriormente jogados ao mar.
 Os acidentes ocorrem com a contaminação do ambiente, com a liberação do material radioativo. Podendo causar doenças como cancros, morte dos seres vivos que estão ao redor (Seres Humanos, animais, vegetação). Não só ocorrendo em centrais nucleares, mas sim em centenas de quilômetros. 


Referencias
http://www.eletronuclear.gov.br/Saibamais/EspaCAodoConhecimento/Pesquisaescolar/EnergiaNuclear.aspx
http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/energia_nuclear.htm

Bombas Nucleares: Hiroshima e Nagazaki




O projeto Manhattan, foi um projeto feito pelos EUA juntamente com o Reino Unido e o Canadá, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma bomba, para ser usada contra a Alemanha. Foram desse projeto, que surgiram as duas bombas nucleares que foram lançadas contra o Japão, no ano de 1945, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. Estas mataram cerca de 220.000 pessoas nas duas cidades (tendo ainda, as mortes ocorridas após o ataque, devido a exposição radioativa).
As duas cidades atingidas, foram escolhidas a partir de análises e interesses militares dos americanos, sendo que a região onde elas ficavam era consideravelmente avançada com relação à industrialização. Outras cidades foram analisadas, porém por definições do Conselho de Alvos, buscava-se atingir uma região que não fosse militar.
A altura em que se estava um pouco antes período do bombardeio (já no final da 2ª Guerra Mundial), Alemanha e Itália (parceiros do Japão no Eixo), já haviam se rendido. Da mesma forma, o Japão também iria tomar o caminho da rendição, porém ainda não o tinha feito, apresentando ainda algumas resistências. Para antecipar o final da Guerra, os EUA lançam essas duas bombas contra Hiroshima e Nagasaki no Japão, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 (além disso, os EUA aproveitaram para demonstrar a força de seus armamentos). Essa atitude, culminou na rendição das tropas japonesas em 15 de agosto de 1945, e na oficialização do fim da II Guerra Mundial, em 2 de setembro.
REFERÊNCIAS:

2ª FASE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (PARTE 2)...




Os EUA tiveram participação decisiva no final da Segunda Guerra Mundial. Além de terem fornecido navios, aviões e equipamentos de boa qualidade aos Aliados, ainda teve a vitória contra as forças japonesas no Pacífico, conseguindo frear o avanço do Japão.
Os ingleses venceram alemães e italianos no Egito, enquanto que tropas brasileiras participaram (ao lado dos Aliados), na conquista do norte da África. A Itália, por sua vez, retirou-se do conflito em 1943, enquanto que a Alemanha mesmo que com alguma resistência, acabou sendo derrotada. Já o Japão, ofereceu ainda alguma resistência, fato que será observado no texto “Bombas Nucleares: Hiroshima e Nagazaki”.

2ª FASE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL...




A segunda fase da guerra (1942-1945) foi marcada pelo que pode ser chamado de uma ‘virada’ dos Aliados, a partir de suas boas investidas contra o Eixo. Hitler, muito interessado na região, jogou seu exército em violenta ofensiva contra a União Soviética (sendo que já havia rompido o Pacto Molotov-Ribbentrop, que fora selado antes do começo da guerra, prevendo que a Alemanha nazista e a União Soviética ficariam sem se agredir, em termos bélicos, ficando “longe” uma da outra). Os soviéticos, em contrapartida, utilizaram uma estratégia conhecida como ‘terra arrasada’, na qual deixavam os adversários ocuparem espaço, porém, antes, destruíam tudo que pudesse ser útil a eles.
Foi na batalha de Stalingrado (cidade soviética), que os alemães conheceram o início de seu declínio, proporcionado pela União Soviética. Hitler buscava o domínio da cidade, que resistiu bravamente a seus ataques. Estes tiveram início em agosto de 1942, através de um ataque aéreo. A disputa teve fim somente em fevereiro de 1943, quando após a brava resistência soviética fronte as forças alemãs, o General Friedrich Paulus rendeu o que sobrou do exército nazista aos soviéticos. A partir desse fato, a Alemanha começou a perder influência em mais partes da Europa.

REFERÊNCIAS:
 http://www.infoescola.com/historia/batalha-de-stalingrado/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/fases/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html


Pearl Harbor: O ataque surpresa




O Japão, como se sabe, fazia parte do Eixo, formado juntamente com Alemanha e Itália, países com objetivos expansionistas, e o Japão não era diferente. Este era governado por um imperador autoritário, que visava fazer sua expansão marchando sobre outros territórios na Ásia (e não possuía uma boa relação com os americanos). Os Estados Unidos estavam de fora da II Guerra Mundial até então, e tinham pontos estratégicos pelo mundo, onde preparavam seu exército e seus armamentos.
Para Estados Unidos e Japão, Pearl Harbor era visto de formas relevantes. No ponto de vista japonês, era uma ameaça, visto que caso os Estados Unidos combatessem o Japão em meio a sua expansão pela Ásia, seria um grande atraso aos japoneses, que talvez até ficassem impossibilitados de continuar com seus planos. Já os Estados Unidos, via Pearl Harbor como um importante ponto para sua estratégia militar (este se localizava no Oceano Pacífico).
Tendo consciência disso, os japoneses planejaram um ataque surpresa a base de Pearl Harbor, que tinha como objetivo neutralizar as forças americanas no Oceano Pacífico. Este aconteceu na manhã do dia 7 de dezembro de 1941. Os Estados Unidos, não pode prever este acontecimento, ficando assim vulnerável à ofensiva japonesa. 
Para os Estados Unidos, as consequências foram desastrosas. Além de perder 11 navios e 188 aviões, ainda teve 159 aviões danificados. Também, teve-se 2403 militares e 68 civis mortos, com 1178 pessoas feridas. O Japão, perdeu 29 aviões e 5 submarinos, tendo 74 aviões danificados.
Com esses fatos, os EUA ficaram inativos no Pacífico por cerca de 6 meses, e o Japão conseguiu avançar no sudoeste asiático e no sudoeste do pacífico, até o Oceano Índico. Este ataque japonês culminou na entrada definitiva dos EUA na II Guerra Mundial, e no início da Guerra no Pacífico.

REFERÊNCIAS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/

A PRIMEIRA FASE DA GUERRA (PARTE 2)...




O “grande plano” de Hitler foi posto em prática em junho de 1941, e tratava-se de tentar invadir a União Soviética (a chamada Operação Barbarossa). De início, a ofensiva alemã foi bem sucedida. Ainda em 1941 (porém em dezembro), ocorreu um fato que talvez foi crucial para a mudança de curso da Segunda Guerra Mundial: o ataque japonês a base americana de Pearl Harbor. Para que se possa entender o que aconteceu nesta ocasião, vem aí o texto “Pearl Harbor: O ataque surpresa”.

REFERÊNCIAS:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/fases/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html



A PRIMEIRA FASE...
 A primeira fase da Segunda Guerra Mundial foi caracterizada por uma ‘supremacia do Eixo’, que teve entre os anos de 1939 a 1942, seu melhor momento neste grande acontecimento mundial. A Alemanha, utilizou de uma tática conhecida como “blitz-krieg” (guerra relâmpago), através da qual avançava e realizava ofensivas rápidas, acontecendo ao mesmo tempo de outras, com recursos como blindados e canhões de longo alcance.
De início, fazendo-se valer dessa tática, a Alemanha venceu a Polônia, tendo como consequência disso a anexação da parte ocidental do país ao seu território. Já em 1940, o país nazista ocupa vários outros países, como a Bélgica, Holanda, a Noruega, Dinamarca e a França. Nesse mesmo ano, os alemães bombardearam cidades inglesas, porém foram vencidos em várias batalhas aéreas pela Força Aérea Inglesa, fato que levou a Alemanha a não invadir a Inglaterra naquele momento.
Mussolini, por sua vez, acabou fracassando na tentativa de invadir a Grécia, o que levou Hitler a ter que intervir em função de seu "companheiro", mandando tropas até lá. A esta altura, o poderoso Adolf Hitler já tinha em mente um plano de extrema importância, que foi determinante para o desenrolar da guerra.

REFERÊNCIAS: http://www.sohistoria.com.br/ef2/fases/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html


Energia Nuclear



  Uma das consequências da relatividade é a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein. Esta equivalência é mostrada na mais conhecida equação da Física: E=m.c²
   A energia nuclear vem da fissão do núcleo do urânio, do tório, do plutônio ou da fusão nuclear do hidrogênio. A fissão do núcleo raramente ocorre de forma espontânea na natureza, mas pode ser induzida se bombardearmos núcleos pesados com um nêutron, que, ao ser absorvido, torna o núcleo instável.
   Atualmente o urânio é o mais utilizado. O urânio 235U, ao ser bombardeado com um nêutron, divide-se (fissiona) em dois pedaços menores, emitindo normalmente dois ou três nêutrons. Com outros núcleos de 235U próximos, eles podem ser atingidos pelos nêutrons produzidos na fissão. Tendo-se um grande número de núcleos de urânio 235U, a possibilidade de ocorrerem novas fissões será alta, gerando novos nêutrons, que irão gerar novas fissões.
   É um processo sucessivo, chamado de reação em cadeia. A reação controlada é o processo utilizado num reator nuclear. Em uma bomba atômica, as fissões são todas muito rápidas, gerando uma enorme quantidade de energia e provocando a explosão.
   O que torna o urânio conveniente para uso como combustível é a grande quantidade de energia liberada por esse elemento ao se fissionar.



http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/fissao-nuclear.htm

Bomba Atômica

No Japão

   Em 6 de agosto de 1945, no centro da cidade de Hiroshima, no Japão, foi lançada por um avião americano a bomba atômica. O que estava a 500 metros do epicentro foi incinerado. A temperatura atingiu a 5,5 milhões de graus centígrados. Morreram mais de 300 mil pessoas por consequência do ataque. A explosão liberou muita radiação, que continuou matando por câncer muitos habitantes.
   No dia 9 de agosto, outra bomba explodiu em Nagasaki, também no Japão. Morreram cerca de 40 mil habitantes, porque as montanhas protegeram o centro da cidade.

A construção da bomba

   O homem sabia que, se conseguisse dividir um átomo em dois, com a soma das massas menor que a do primeiro, essa diferença liberaria uma quantidade de energia imensa.
   Albert Einstein, em 1939, avisou o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, que poderia ser possível construir uma bomba atômica. A Alemanha, já fizera uma experiência que fracassou.
   Com receio de que os alemães tivessem tecnologia para fazer primeiro, os Estados Unidos fizeram o Projeto Manhattan com o objetivo de construir a bomba atômica.
   Em 1942 os cientistas do Projeto já produziam uma reação atômica em cadeia. Enrico Fermi foi o primeiro físico a produzir esta reação, sob controle, comprovando assim a teoria de Einstein. A dúvida era se uma reação em cadeia não controlada poderia ser usada para construir uma bomba. No ano de 1945 foi feita uma experiência. Houve uma explosão tão grande, que pode ser vista em três estados. Começava a era nuclear.



Referencias:
http://www.oocities.org/stagium_pedron_8a/abombaatomica.htm
http://www.efeitojoule.com/2008/12/bomba-atomica-bombas-atomicas.html

A Rosa de Hiroshima


Música que relata um pouco sobre as consequências da bomba atômica.. 







Rosa de Hiroshima

Letra: Vinicius de Moraes
Interpretação: Ney Matogrosso

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carta de Einstein à Roosevelt


Carta de Albert Einstein à Frankin Roosevelt.


               Com a possibilidade da criação de uma bomba que agiria a partir de uma cadeia de reações, tendo uma enorme área de destruição, Albert Einstein manda uma carta ao presidente dos EUA, Frankin Roosevelt. Na carta, Einstein pedia que o programa nuclear para a construção dessa bomba iniciasse o mais rápido possível. Para isso, Roosevelt reuniu vários profissionais, como militares, cientistas e engenheiros, para tocarem o projeto de criação da bomba, chamado de Projeto Manhattan.



                Tradução da Carta:

Senhor:

                Alguns trabalhos recentes de E. Fermi e L. Szilard, que me foram comunicados em manuscrito, levaram-me a crer que o elemento urânio possa ser transformado em uma nova e importante fonte de energia em um futuro próximo. Certos aspectos da situação que se criou parecem exigir atenção e, se necessário, rápida ação por parte da Administração. Creio, portanto, que é meu dever trazer a sua atenção para os seguintes fatos e recomendações:
                No decorrer dos últimos quatro meses, foi provado - através do trabalho de Joliot na França, bem como de Fermi e Szilard na América - que é possível a criação de uma reação nuclear em cadeia em uma grande massa de urânio, através da qual vastas quantidades de energia e grandes quantidades de novos elementos semelhantes ao rádio são gerados. Agora, parece quase certo que isso possa ser conseguido em um futuro próximo.
                Esse novo fenômeno levaria também à construção de bombas e é concebível - embora não tão certamente - que bombas extremamente poderosas de um novo tipo possam ser construídas. Uma única bomba deste tipo, carregada por um barco e explodida em um porto, pode muito bem destruir todo o porto, juntamente com parte do território circundante. Contudo, tais bombas podem muito bem revelar-se demasiado pesadas para o transporte por via aérea.
                Os Estados Unidos têm apenas minérios de urânio de baixa qualidade e em quantidades moderadas. Há algumas boas reservas no Canadá e na ex-Tchecoslováquia, mas a grande fonte de urânio está no Congo Belga.
Perante a situação, o senhor pode pensar que é desejável ter mais contato permanente entre a Administração e o grupo de físicos que trabalham em reações em cadeia nos Estados Unidos.    Uma forma possível de alcançar este objetivo pode ser o senhor confiar esta tarefa a alguém de sua confiança que poderia, quem sabe, atuar em condição extra-oficial. Sua tarefa pode compreender:
                a) abordar aos Departamentos Governamentais, mantê-los informados sobre o desenvolvimento e apresentar recomendações para a ação do Governo, dando especial atenção ao problema de garantir fornecimento de minério de urânio para os Estados Unidos;
                b) acelerar o trabalho experimental, que está atualmente sendo feito dentro dos limites dos orçamentos dos laboratórios das universidades, fornecendo fundos, caso sejam necessários, pelo contato com pessoas privadas dispostas a contribuir para esta causa, talvez, inclusive, buscando a cooperação de laboratórios industriais que têm o equipamento necessário.
                Eu entendo que a Alemanha realmente parou a venda de urânio das minas da Tchecoslováquia que ela assumiu. Talvez se compreenda por que haja tomado essa ação rápida, pelo fato do filho do Sub-Secretário de Estado Alemão, von Weizsäcker, ser ligado ao Kaiser-Wilhelm-Institut, em Berlim, onde alguns dos trabalhos americanos sobre o urânio estão agora sendo repetidos.
                Atenciosamente,
                Albert Einstein.

Referências: http://www.brasilescola.com/fisica/einstein-bomba-atomica.htm
http://em-mim-serenamente-2.blogspot.com.br/2008/12/2-cliques-sobre-carta.html (imagem)