quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bomba Atômica

No Japão

   Em 6 de agosto de 1945, no centro da cidade de Hiroshima, no Japão, foi lançada por um avião americano a bomba atômica. O que estava a 500 metros do epicentro foi incinerado. A temperatura atingiu a 5,5 milhões de graus centígrados. Morreram mais de 300 mil pessoas por consequência do ataque. A explosão liberou muita radiação, que continuou matando por câncer muitos habitantes.
   No dia 9 de agosto, outra bomba explodiu em Nagasaki, também no Japão. Morreram cerca de 40 mil habitantes, porque as montanhas protegeram o centro da cidade.

A construção da bomba

   O homem sabia que, se conseguisse dividir um átomo em dois, com a soma das massas menor que a do primeiro, essa diferença liberaria uma quantidade de energia imensa.
   Albert Einstein, em 1939, avisou o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, que poderia ser possível construir uma bomba atômica. A Alemanha, já fizera uma experiência que fracassou.
   Com receio de que os alemães tivessem tecnologia para fazer primeiro, os Estados Unidos fizeram o Projeto Manhattan com o objetivo de construir a bomba atômica.
   Em 1942 os cientistas do Projeto já produziam uma reação atômica em cadeia. Enrico Fermi foi o primeiro físico a produzir esta reação, sob controle, comprovando assim a teoria de Einstein. A dúvida era se uma reação em cadeia não controlada poderia ser usada para construir uma bomba. No ano de 1945 foi feita uma experiência. Houve uma explosão tão grande, que pode ser vista em três estados. Começava a era nuclear.



Referencias:
http://www.oocities.org/stagium_pedron_8a/abombaatomica.htm
http://www.efeitojoule.com/2008/12/bomba-atomica-bombas-atomicas.html

Um comentário:

  1. O que levou Einstein a escrever a carta??
    Qual o princípio que está por trás da bomba?

    ResponderExcluir