quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bombas Nucleares: Hiroshima e Nagazaki




O projeto Manhattan, foi um projeto feito pelos EUA juntamente com o Reino Unido e o Canadá, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma bomba, para ser usada contra a Alemanha. Foram desse projeto, que surgiram as duas bombas nucleares que foram lançadas contra o Japão, no ano de 1945, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. Estas mataram cerca de 220.000 pessoas nas duas cidades (tendo ainda, as mortes ocorridas após o ataque, devido a exposição radioativa).
As duas cidades atingidas, foram escolhidas a partir de análises e interesses militares dos americanos, sendo que a região onde elas ficavam era consideravelmente avançada com relação à industrialização. Outras cidades foram analisadas, porém por definições do Conselho de Alvos, buscava-se atingir uma região que não fosse militar.
A altura em que se estava um pouco antes período do bombardeio (já no final da 2ª Guerra Mundial), Alemanha e Itália (parceiros do Japão no Eixo), já haviam se rendido. Da mesma forma, o Japão também iria tomar o caminho da rendição, porém ainda não o tinha feito, apresentando ainda algumas resistências. Para antecipar o final da Guerra, os EUA lançam essas duas bombas contra Hiroshima e Nagasaki no Japão, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 (além disso, os EUA aproveitaram para demonstrar a força de seus armamentos). Essa atitude, culminou na rendição das tropas japonesas em 15 de agosto de 1945, e na oficialização do fim da II Guerra Mundial, em 2 de setembro.
REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário