sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Radiação


  As radiações são partículas ou ondas eletromagnéticas, que em certa velocidade se propagam. Nelas são encontradas energia, carga magnética e elétrica. Elas são geradas por dispositivos criados pelo homem, ou por fontes naturais. Sua energia é variável, que se variam em pequenos valores, a grandes valores.
  Algumas das radiações eletromagnéticas mais conhecidas e mais usadas no dia a dia são: o microondas, ondas de rádio, radar, raio X, laser e radiações gama. As radiações mais comuns em forma de partículas, com carga magnética, carga elétrica e com massa, são os feixes de prótons, radiação alfa, radiação beta.
                                           Tipos de radiação
  As radiações são divididas em Não Ionizante ou Ionizante, tudo depende da quantidade de energia.
Radiações Não Ionizantes: com baixa energia, é uma fonte de radiação que esta sempre em nossa volta. Alguns exemplos de ondas de radiações Não Ionizantes comuns, são as ondas eletromagnéticas, como a luz, calor e ondas de rádio.
  Radiações Ionizantes: com extremo nível de energia, surgem do núcleo de átomos, podendo alterar o seu estado físico, causando a perda de elétrons, tornando os eletricamente carregados. Esse átomo pode se tornar ionizado se colidido com um de seus elétrons, e se isso ocorrer com muita violência, e o elétron ser arrancado do átomo, ele deixara de ser neutro, esse torna um íon positivo. As radiações Ionizantes são Alfa(α) Beta (β), Gama (γ).
  Essa radiação exposta em altos níveis, ao organismo ataca as células, podendo alterar a estrutura da mesma, causando assim mudanças genéticas. Essas mudanças se não ocorridas de imediato são transmitidas hereditariamente, desenvolvendo no futuro doenças como o câncer. 
  A radiação citada acima foi utilizada como instrumento para formar uma bomba lançada na Segunda Guerra Mundial em 1945, contra as cidades de Hiroshima e Nagasáki. Exterminando cerca de um quarto da população das duas cidades. Nos anos seguintes, uma pesquisa apontou que o solo ainda permanecia radioativo, e que cerca de 50 mil sobreviventes, deles 176 morreram de leucemia.

Referencias bibliográficas:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html
http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/radiacao-e-pior-arma-nao-podemos-ve-la-diz-sobrevivente-de-hiroshima.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário