quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pearl Harbor: O ataque surpresa




O Japão, como se sabe, fazia parte do Eixo, formado juntamente com Alemanha e Itália, países com objetivos expansionistas, e o Japão não era diferente. Este era governado por um imperador autoritário, que visava fazer sua expansão marchando sobre outros territórios na Ásia (e não possuía uma boa relação com os americanos). Os Estados Unidos estavam de fora da II Guerra Mundial até então, e tinham pontos estratégicos pelo mundo, onde preparavam seu exército e seus armamentos.
Para Estados Unidos e Japão, Pearl Harbor era visto de formas relevantes. No ponto de vista japonês, era uma ameaça, visto que caso os Estados Unidos combatessem o Japão em meio a sua expansão pela Ásia, seria um grande atraso aos japoneses, que talvez até ficassem impossibilitados de continuar com seus planos. Já os Estados Unidos, via Pearl Harbor como um importante ponto para sua estratégia militar (este se localizava no Oceano Pacífico).
Tendo consciência disso, os japoneses planejaram um ataque surpresa a base de Pearl Harbor, que tinha como objetivo neutralizar as forças americanas no Oceano Pacífico. Este aconteceu na manhã do dia 7 de dezembro de 1941. Os Estados Unidos, não pode prever este acontecimento, ficando assim vulnerável à ofensiva japonesa. 
Para os Estados Unidos, as consequências foram desastrosas. Além de perder 11 navios e 188 aviões, ainda teve 159 aviões danificados. Também, teve-se 2403 militares e 68 civis mortos, com 1178 pessoas feridas. O Japão, perdeu 29 aviões e 5 submarinos, tendo 74 aviões danificados.
Com esses fatos, os EUA ficaram inativos no Pacífico por cerca de 6 meses, e o Japão conseguiu avançar no sudoeste asiático e no sudoeste do pacífico, até o Oceano Índico. Este ataque japonês culminou na entrada definitiva dos EUA na II Guerra Mundial, e no início da Guerra no Pacífico.

REFERÊNCIAS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário