sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pós Guerra...



Prejuízos enormes, considerável parcela de destruição e muitas mortes. Este foi o saldo da 2ª Guerra Mundial. Em números, pode-se dizer que o gasto total aproximou-se de 413 bilhões de libras e cerca de 45 milhões de mortos (sendo grande parcela inocente). A situação era ruim na Europa, porém, alguém teve ganhos com isso. Os Estados Unidos, tiveram ampliação de seu parque industrial durante a guerra.
Houveram conversas promovidas pelos aliados, que visavam discutir sobre a situação política e econômica mundial, resolvendo tais questões a partir de acordos diplomáticos. A Carta do Atlântico foi uma delas, onde Inglaterra e EUA concordaram com o documento onde abriam mão de ganhos territoriais e defendiam a soberania das nações envolvidas.
Entre 1943 e 1945, algumas conferências para o desfecho de acordos tiveram bastante destaque, como por exemplo, a de Teerã, Ialta e Potsdam (sendo esta última, a mais importante das três). A de Teerã, em 1943, tratava de uma possível divisão da Alemanha após o término da guerra, além da determinação da fronteira polonesa, e acordos de paz, com a colaboração de todas as nações (sendo que esta conferência contava com Josef Stalin, representando a União Soviética, Franklin Roosevelt, dos EUA e Winston Churchill, do Reino Unido). A de Ialta foi realizada em 1945, com a presença dos mesmos líderes anteriormente citados (dos EUA, Reino Unido e União Soviética), e tinha o objetivo de determinar o final da guerra, e a divisão das zonas de influência entre leste e oeste. A partir dela, novos regimes foram instalados, e Alemanha e Áustria, perderam sua autonomia política. Já a conferência de Potsdam, ocorrida em 1945, contou com a presença dos vitoriosos aliados. Nela, os soviéticos defendiam que deveriam total autonomia no processo da reorganização política dos territórios ocupados na Europa Central. Por sua vez, os líderes soviéticos se posicionaram de forma contrária a intervenção dos soviéticos na região mediterrânea e na África. Os territórios antes alemães foram colocados em zonas de ocupação francesa, britânica, americana e soviética.
A Alemanha foi punida com uma multa gigantesca, no valor de 20 bilhões de dólares. Desse valor, metade seria enviada a União Soviética. Além disso, os alemães tiveram anulação de sua indústria bélica, e 21 líderes nazistas (entre 1945 e 1946), foram condenados pelo Tribunal de Nuremberg.
A União Soviética ficou com a parte oriental da Europa, enquanto que os Estados Unidos influenciaram uma parcela Ocidental da Europa. Com relação aos japoneses, eles foram submetidos ao Tratado de São Francisco, onde era determinada a devolução dos territórios conquistados na guerra.
Estados Unidos e União Soviética saíram da Segunda Guerra Mundial, se tornando grandes potências. A partir disso, há o início no mundo, de uma espécie de ‘era nuclear’. Também, há a formação de organizações internacionais como a ONU, Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Terminada essa situação da Segunda Guerra Mundial, dão-se os primeiros passos ao que foi chamado de ‘Guerra Fria’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário